BIM: Conheça e entenda o que é
  O que é a BIM? BIM significa Modelagem de Informação e Construção (Building Information Modeling), pra ficar mais fácil de entender, é um processo de criação, uma metodologia, que envolve várias ferramentas e tecnologias multidisciplinares. BIM não é um programa e sim um sistema, que você pode inserir, editar e ler informações do modelo.
  É possível criar digitalmente um modelo virtual preciso, onde é possível ver interferências, fazer simulações tanto financeiras, quando de conforto térmico ou acústico, permitindo melhor controle e análise. É diferente de um desenho 2D feito no Autocad, por exemplo, onde não há tantos detalhes e tudo tem que ser feito a mão, já em plataformas, como o Revit, os detalhes são editados junto ao criação do desenho, gerando, também, uma modelagem 3D mais fiel ao produto final.
imagem por Metrick Projetos em 02/09/2022
Mas, obviamente, o sistema vai muito além do visual, pode ser feito informações de cronograma que ajudam a ter controle dos fatores que influenciam no cronograma final, como a quantidade de funcionários.
imagem por Autodesk
   Ou seja, o sistema BIM veio pro mercado de trabalho para facilitar e unificar áreas que antes eram distantes, facilitando a comunicação entre os arquitetos, engenheiros e os funcionários do canteiro de obra. As vantagens são inúmeras, mas principalmente envolve todo o ciclo de vida de uma edificação e facilitar as tomadas de decisões, opções mais sustentáveis e economia de custos. 
 

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.