Os projetos Metrick buscam ser o mais sustentáveis possível, sempre considerando a realidade construtiva do mercado brasileiro.

A Metrick acredita que a sustentabilidade de uma edificação começa na concepção de seu projeto construtivo, uma vez que é nessa etapa que são tomadas decisões que definirão o funcionamento da edificação durante toda sua vida útil.

Nos projetos Metrick são considerados como ponto de partida: a iluminação natural, ventilação natural, a racionalidade e a economia no uso de materiais para a construção da casa e a eficiência dos sistemas de elétrica e hidráulica. São considerados tanto os aspectos da construção da edificação, quanto o funcionamento e a manutenção da mesma ao longo do tempo.

As edificações Metrick são eficientes por si só, sem depender de produtos caros e às vezes difíceis de encontrar. Seus moradores tem a possibilidade de incorporar tantos produtos sustentáveis quanto puderem e quiserem, como materiais ecológicos e aparelhos de alto desempenho, mas não dependem deles para ter uma casa verdadeiramente eficiente que aproveita os recursos naturais existentes e contribui para a redução do consumo de água e energia.